quinta-feira, 7 de junho de 2018

SISTEMA NERVOSO 

O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP).

O SNC é formado pelo encéfalo, tronco encefálica e medula (Ver imagens abaixo).

 

Encéfalo - Perfil
Fonte: Rocha; Ferreira, 2018.

O encéfalo é um dos maiores órgãos do corpo, composto por aproximadamente 100 bilhões de neurônios e com uma massa de cerca de 1300 gramas. Divide-se em quatro partes: o tronco encefálico (bulbo, ponte e mesencéfalo), diencéfalo, telencéfalo e cerebelo.

Telecéfalo: forma o maior volume do encéfalo, sendo sua superfície composta de uma camada delgada de substância cinzenta chamada de Córtex cerebral, abaixo do qual se localiza a substância branca do encéfalo. Suas principais funções como a fala, reconhecimento visual, auditivo, giratório,  a memória, as emoções, planejamento, comando consciente do músculos, associação somatossensorial, toque fino, propriocepção, sensação vibratória, coordenação motora, consciência e orientação espacial e temporal.

Encéfalo - vista superior
Fonte: Rocha; Ferreira, 2018.



Diencéfalo: controla o relógio  biológico corporal, contribui para a cognição, regula atividade autônomas, mantêm a consciência e transmite impulso nervoso provenientes da medula, tronco encefálica e cerebelo ao cérebro, temperatura corporal, regula padrão emocional e o comportamento.


Encéfalo - corte sagital
Fonte: Rocha; Ferreira, 2018.


Tronco encefálico: É formado pelo bulbo, a ponte e o mesencéfalo.

O bulbo contém tratos sensitivos e motores, ritmo e força dos batimentos cardíacos e diâmetro dos vasos sanguíneos, regula o ritmo básico da respiração, Sensação de toque, pressão, vibração

Ponte:
constitui de tratos sensitivos e motores e controla a respiração.

Mesencéfalo:
coordenação de movimentos, reflexos oculares, visual, cabeça e pescoço e audição, consciência e regula o sono e o despertar.

Cerebelo:
Auxilia em uniformizar e coordenar os movimentos corporais, regula a postura e o equilíbrio e a coordenação motora fina e grosseira.

Núcleos da base:
auxiliam o início e o término do movimento, regula o tônus e  controlam as contrações do subconsciente como o balanço dos braços durante a marcha.


O SMP é formado pelos nervos espinhais e periféricos (Ver imagem abaixo).
Medula espinhal- Perfil.
Fonte: Rocha; Ferreira, 2018.


Medula espinhal: Está protegida pelas vértebras é uma estação nervosa, pois a maioria das informações das diversas regiões do corpo chega primeiro a ela para depois serem retransmitidas ao encéfalo. Além de servir como mediadora de informações, a medula também produz estímulos simples, que permitem à pessoa reagir com rapidez em situações de emergência, antes que a informação chegue ao cérebro e a pessoa tenha consciência do que está acontecendo, como retirar a mão de um objeto muito quente.





REFERÊNCIAS



TORTORA, G.J.; DERRICKSON, Corpo Humano: Fundamentos de Anatomia e Fisiologia. Artmed. 10ª ed. 2016.

PUTZ, R e PABSTE, R. Sobotta Atlas de Anatomia Humana volume 1 e 2. Guanabara Koogan. 21ª ed. 2000.


RUBIN, M.; SAFDIEH, J.E. NETTER Neuroanatomia Essencial, 1ªED, ELSEVIER, 2008.

SPENCE, A.P. Anatomia Humana Básica, 2ED, MANOLE, 1991.


DANGELO & FATTINI. Anatomia Humana Sistêmica E Segmentar, 2ED, MANOLE,2002.


GUYTON E HALL. Tratado de fisiologia médica. 13 estou. Rio de Janeiro: ELSEVIER. 2017.

ROCHA, M.P; FERREIRA, J.A.H. Imagens Do Blog Anatomia Para Ciências Naturais. UFCA. 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário